Reuniões de Câmara Digit@is Versão para impressão

 

As “Reuniões de Câmara”, como órgão deliberativo das autarquias, permitem discutir e aprovar as mais diversas propostas necessárias ao seu regular funcionamento.

O processo tradicional de preparação para uma Reunião de Câmara começa com a apresentação de propostas à discussão, ao longo de quatro passos principais

  • Criação e elaboração da proposta;

  • Submissão da proposta para aprovação pelo Presidente da Câmara;

  • Avaliação e maturação da proposta para aprovação;

  • Aprovação ou rejeição da proposta. 

Uma vez determinadas quais as propostas que serão submetidas efectivamente à discussão na Reunião de Câmara, são feitas pelo menos tantas cópias de cada um dos documentos quantos o número de vereadores (número que varia consoante as câmaras).

Seguem-me mais três passos

  • A agenda da reunião e as cópias das propostas são distribuídas por todos os participantes – ou seja, pelo Presidente e pelos Vereadores;

  • A Reunião de Câmara decorre, sendo as propostas colocadas à discussão e votação pelos participantes;

  • No final, um elemento do secretariado que assistiu à reunião, produz uma minuta que, após ser submetida à aprovação pelos presentes, dará origem à acta da reunião.

Todo este processo dá origem a uma enorme produção de papel impresso.

 

in "Autarquia Digital - Inovação na Administração Pública Autárquica"

 

Ora, com o Portal do Executivo do Município de Resende, as Reuniões de Câmara, passam a decorrer com o Presidente da Câmara e Vereadores sem uma única folha de papel em cima da mesa

Nas reuniões do Executivo Resendense, os computadores portáteis já substituiram o papel e a caneta.